Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Canela/RS

Em Canela são várias as opções de bons passeios como aos Parques da Ferradura, da Cachoeira e do Caracol (canyon e cascata), onde se aprecia lindos panoramas, existindo inclusive inúmeras trilhas que podem ser percorridas por entre a vegetação típica da serra, chegando até belas cachoeiras - é cobrado ingresso para o acesso a todos esses Parques.

  • na base da Cascata do Caracol
  • base da Cascata - hora da subida
  • Parque Nacional Aparados da Serra
  • Canyon do Itaimbezinho
  • Cachoeira Véu da Noiva - Aparados da Serra
  • Cascata Arroio Caçador, Parque da Ferradura
  • Parque da Cachoeira
  • Parque da Cachoeira
  • hortênsias em toda a região - final do ano
  • Aldeia dos Imigrantes - Nova Petrópolis

No Parque do Caracol (coordenadas -29.313464 -50.851626) o desafio é descer a enorme escadaria com mais de 700 degraus, até a base da cascata. Descer é fácil, subir requer várias paradas em pontos onde há bancos a disposição para uma pausa para recuperar energias - vale à pena.


Outra dica é uma visita a uma das maravilhas da natureza no Brasil - Canyon do Itaimbezinho, em Cambará do Sul/RS, - coordenadas na portaria -29.15486 -50.06053 - por bela estrada asfaltada (até a cidade), mais 17 km de estrada de chão - total cerca de 130 km.


Além disso são imperdíveis visitas a Gramado e Nova Petrópolis, cidades próximas com várias atrações para o turista, e apreciar a cultura da região. Por tudo isso é conveniente reservar no mínimo uma semana para poder desfrutar tudo de belo que uma estada na serra gaúcha oferece,


Uma ótima oportunidade para isso é no final de Dezembro, quando as estradas estão floridas, cheias de hortênsias, e também para apreciar o belíssimo espetáculo do Natal Luz em Gramado.


Em Canela acampamos no Parque do SESI, telefone 54 3282-5300, coordenadas geográficas -29.367716 -50.792589, bem estruturada área, toda gramada, com chalés, campo de futebol, muita hortênsia (floridas no final do ano), quiosques com churrasqueiras, mesas e bancos, playground, quadra poliesportiva, trilhas para percorrer e segurança.


A arborização merece destaque: são árvores de grande e pequeno porte, entre elas araucárias, canela, ipês, carapicho, ingazeiros, cedros, bracatinga e caúna - informes obtidos na recepção. Acampar nessa área, sob essas árvores, transmite uma sensação de paz e integração com a natureza indescritível.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em janeiro de 2007.

Imagem de satélite de Canela com a localização do camping e outros locais citados.

Para quem vem de Santa Catarina pelo litoral o acesso à serra gaúcha (Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Canela e Gramado) é mais curto pela Rota do Sol (rodovia RS 486) que transpõe a Serra do Pinto em uma sucessão de viadutos e túneis, descortinando lindas paisagens - vídeo. Para isso deve-se sair da BR 101 para a Rota do Sol na altura do município de Terra de Areia, coordenadas -29.565768 -50.05119.