Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Guarda do Embaú/SC

Com frequência predominante de jovens de todos os Estados (surfistas, artesões e moçada bonita em geral), Guarda do Embaú, município de Palhoça (litoral sul de Santa Catarina), é uma vila de pescadores descoberta para o turismo e considerada uma das mais belas praias do Brasil por sua beleza natural, excelência para o surf e seu estilo despojado e sem luxo - as pessoas circulam a pé pelas ruas, de chinelos, bermuda e camiseta.

  • Rio da Madre chegando ao mar
  • Rio da Madre ao lado do camping
  • Rio da Madre
  • travessia do Rio da Madre
  • travessia do Rio da Madre
  • chegada ao Camping Beira Rio
  • restaurante e cozinha comunitária no camping
  • trilha para a Prainha
  • visual do costão a caminho da Prainha
  • visual do costão a caminho da Prainha

Presença marcante na Guarda é o Rio da Madre, que deve ser atravessado de canoa, guiada por nativos ou até a pé quando da maré baixa, para se chegar à praia. Só isso já dá um charme todo especial ao lugar. O rio também é muito bom para passeios de caiaque.


Para quem não quiser atravessar o rio tem a opção de seguir por uma trilha pela encosta do morro e ir até outra praia, a Prainha, descortinando bonitas paisagens pelo caminho.


Além de praias e badalação, tem boas opções para caminhadas como ir até o alto do morro onde fica a Pedra do Urubu - trilha em subida direta, terreno acidentado, com pequeno trecho bem íngreme - de onde é possível ter uma visão espetacular de toda a Guarda - vídeo da trilha, encontrado no YouTube.


Outra é fazer a trilha que passa pela Prainha, segue acompanhando o costão, passa pelo belo Vale da Utopia, Praia do Maço e sai na Praia de Cima (Pinheira). Caminhada de cerca de uma hora (ida), com visual muito bonito e paisagens diferentes.


Uma caminhada mais pesada, pela extensão (12,5 km, ida e volta) e por boa parte ser por areia fofa e inclinada junto a beira d'água, é até a Praia da Gamboa, já pertencente à Garopaba, mas um desafio recompensado por ir curtindo a natureza por longo trecho deserto de praia.


Em Guarda do Embaú acampamos no Camping Beira Rio, telefone 48 3283-1203, coordenadas geográficas -27.907468 -48.596791, que fica a cerca de 800 metros da vila. Área para mais de 300 barracas, gramada, bem arborizada, com boa estrutura - churrasqueiras coletivas e individuais, restaurante terceirizado, fogões a gás para uso dos campistas, banheiros decentes (chuveiros com aquecimento central a gás, ligados das 16 às 24 h) e atendimento atencioso - voltagem 220v.


O acesso a Guarda do Embaú é no km 242 da BR 101 - 7 km até o camping. Distâncias: para o camping de Garopaba 55 km e para Florianópolis (Lagoa da Conceição) 70 km.


Obs: relato com base em nossas acampadas nesse camping, a última em fevereiro de 2014.

Imagem de satélite de Guarda do Embaú com a localização do camping e outros locais citados.