Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Lageado Grande/RS

Lageado Grande situa-se na serra gaúcha, na região conhecida como Campos de Cima da Serra. É um pequeno povoado, distrito da cidade de São Francisco de Paula, da qual fica distante cerca de 70 km. Fica a aproximadamente 110 km Canela (por asfalto) e 60 km de Caxias do Sul pela Rota do Sol.

  • visual do Parque das Cascatas
  • chalés no Parque
  • galpão comunitário
  • outro galpão comunitário
  • área gramada e com boa sombra
  • piscina natural
  • rio e piscina natural maior
  • piscina
  • curtindo o rio
  • rio lageado

Acampamos no Parque das Cascatas, telefone (54) 9973-5530 e 3504-2641 - coordenadas geográficas -29.08251,-50.62851 - uma grande e bonita área (particular) que conta com estrutura de chalés, cabanas, restaurante e bar. Wi Fi com alcance em torno da recepção e do restaurante e voltagem 220 v.


Tem também piscinas e duchas naturais, campo de futebol, quadra de vôlei, galpão comunitário com fogão, pia, mesas e bancos, galpão de apoio e para jogos, banheiros rústicos para uso dos campistas, inúmeros pequenos quiosques e churrasqueiras espalhadas pela área.


Na área principal do Parque a atração maior é o rio que corre sobre um leito de pedras com trechos bem rasos por onde as pessoas atravessam a pé, e depois passa por desnível formando grandes cascatas. Nos finais de semana é grande o número de pessoas que vem para passar o dia, ficando nos chalés e cabanas, e também para acampar.


Todo o Parque é em desnível, gramado, o visual é lindo, dias quentes e noites bem frescas (janeiro), dorme-se com o som da cascata próxima e acorda-se com a cantoria de passarinhos das mais variadas espécies, além da algazarra das maritacas. Lugar ideal para curtir a natureza, relaxamento, banhos no rio e nas fortes duchas naturais, além, é claro, para desfrutar do prazer de preparar e degustar aquele churrasco.


Na área existem trilhas que podem ser percorridas, num relevo de sobe e desce pequenos morros, deslumbrando-se bonitos cenários dos campos gaúchos e desfrutando de uma perfeita integração com a natureza. Ambiente propício para belas fotos.


Aproveitando a estada na região fomos conhecer o Passo do S, no município vizinho de Jaquirana, a 50 km do camping, (coordenadas -29.08653, -50.36643) sendo nove em estrada de chão cascalhada, praticamente deserta, atravessando propriedades rurais, onde fizemos algumas paradas apenas para apreciar a paisagem dos campos.


O Passo do S em si é também um lajeado, porém o rio é mais largo que o do Parque das Cascatas, onde há um caminho com sinalizadores para os que querem atravessá-lo de carro ou a cavalo, num trajeto em forma de S, e do outro lado tem continuidade a estrada rural. Como fomos numa segunda feira, vimos um único veículo (Land Rover) vindo do outro lado até o meio, onde parou e cinco passageiros desceram e ficaram brincando na água, depois retornou.

Conversando com locais em Lageado Grande informaram que na região tem outros lugares lindos para se conhecer, como os Passos da Ilha e do Inferno, mas todos acessados por estrada de chão com trechos precários e muitas pedras - para quem vai com veículo apropriado para isso deve ser um ótimo programa. Contentamo-nos então com a amostra do Passo do S e optamos por ficar curtindo a paz no gostoso ambiente do Parque das Cascatas.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em janeiro de 2014.

Imagem de satélite do Parque das Cascatas em Lageado Grande.

Chegamos à Lageado Grande pela Rota do Sol (RS 453), vindo da BR 101. Do trevo de acesso na BR, entrada para o município de Terra de Areia, foram 100 km. Da Rota do Sol em Lageado Grande até o Parque são apenas mais 2 km por estrada de chão cascalhada.