Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Visconde de Mauá/RJ

Em Área de Preservação Ambiental na Serra da Mantiqueira, divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais fica a região de Visconde de Mauá, com as vilas de Maringá e Maromba - veja mapa.

  • Barragem's Camping
  • Sala de convivência no Barragem's
  • com amigos no Barragem's
  • Rio Preto na Vila de Maringá
  • Vila de Maringá - RJ
  • Cachoeira Véu de Noiva- Maromba
  • Cachoeira do Escorrega - Maromba
  • Cachoeira Santa Clara
  • trilha no Alcantilado
  • na cachoeira do Alcantilado

Acampamos pela segunda vez no Barragem's Camping, telefone 24 3387-1354, coordenadas -22.32544,-44.58217 próximo à Vila de Maringá. Esse camping é simples mas tem uma área bonita, toda gramada, parte em platôs, parte plana, arborizado por grandes árvores (pinus).


Possui duas baterias de banheiros, uma delas bem rústica, mas com banho quente delicioso, com aquecimento à gás. Oferece área de convivência com ping pong, sinuca, mesas cadeiras, TV e wi fi. Ambiente familiar e atendimento muito bom por parte de seus administradores.


Dispõe também de cinco chalés para locação e recebe motor-home de médio e pequeno porte - a voltagem na área é de 220v.



Em viagem anterior acampamos no Camping Fazenda Santa Clara, telefones 24 3387-1508 ou 21 2437-2866, coordenadas geográficas -22.320555 -44.5878751. Fica no km 1 da estrada Maringá/Maromba, na confluência do Rio Preto com o Rio Santa Clara.


Área gramada com pequeno desnível, cercada de grandes árvores nativas, banheiros limpos (aquecimento a gás), barzinho, churrasqueira coletiva, voltagem 110v, cabanas para 2 pessoas, inclusive uma pitoresca "casa do Tarzan", ambiente familiar e bom atendimento por parte do proprietário. Ao lado do camping corre o Rio Santa Clara, com trechos que permitem o banho - piscinas naturais.


A região é muito bonita, altitude média de 1.200 m, com vales, mata nativa, araucárias, pinheiros, etc. e a presença marcante do Rio Preto, com suas águas límpidas e geladas, serpenteando pela montanha num leito cheio de pedras e corredeiras, com alguns pontos formando piscinas naturais.


Ótima para cavalgadas, caminhadas e para usufruir de suas atrações como a Cachoeira do Escorrega, o Poção da Maromba (onde os mais corajosos pulam de uma pedra de uns 8 m de altura) e as Cachoeiras de Santa Clara, Véu de Noiva, Toca da Raposa e Santuário.


Outra opção, um pouco mais distante da vila de Maringá (8 km), é ir às Cachoeiras do Alcantilado que ficam numa propriedade particular que cobra ingresso por visitante - em maio/16 R$ 15,00 - mas vale a pena pois as trilhas são bem cuidadas e sinalizadas, tendo inclusive sanitários com vestiários no caminho.


A trilha passa por nove cachoeiras de diversos tamanhos culminando com a chegada a uma grande rocha, por onde desce a Cachoeira do Alcantilado - o visual lá de cima é espetacular.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em maio de 2016.

Imagem de satélite da Vila de Maringá com a localização dos camping e os outros locais citados.


O acesso até a região de Visconde de Mauá é pela saída 311 da Via Dutra. A partir daí são 30 km até a Vila de Maringá, incluindo o trecho de serra, bastante sinuoso, tudo por asfalto em bom estado (maio/16). - no total, de Santos à vila de Maringá a distância é de 375 km.