Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Praia Grande/SC

Praia Grande é uma pequena cidade (pouco mais de 7.000 habitantes, de origem italiana e portuguesa) situada no sul de Santa Catarina, a 280 km da capital e na divisa com o Rio Grande do Sul. Fica no entono dos Parques Nacionais do Itaimbezinho e Serra Geral e aos pés de canyons famosos como o Malacara, Itaimbezinho e outros, daí usar o slogan “A Cidade dos Canyons”.


Economia baseada na agricultura, vem explorando seu enorme potencial para o ecoturismo e prática de esportes radicais graças sua natureza privilegiada com belas paisagens, rios, cachoeiras e possibilidade de trilhas pelas montanhas e interior dos canyons.

  • recepção, cantina e piscina
  • uma das cozinhas coletivas
  • banheiros aquecidos à gas - tem também elétricos
  • quiosques no camping
  • detalhes na área
  • vista do mirante interno
  • o tempo não ajudou
  • caminhada do jeito que deu
  • assim estavam as montanhas
  • assim bem mais bonitas - na saída

Acampamos no Hostel & Camping Nativos dos Canyons, localizado na Vila Rosa, a 5 km do centro, coordenadas geográficas: -29.171128, -49.978428 e telefones (48) 3532.0078 ou (48) 9163.5988. Pertence à uma família tradicional na comunidade, que inclusive dá o nome à vila.


É uma área bonita, toda gramada, bem cuidada e com terreno um pouco irregular. Os espaços para acampamento são mais adequados para barracas de pequeno porte – as mais usadas pelo tipo de público que o Hostel/camping recebe – e conta com 2 cozinhas comunitárias com fogões, pias, churrasqueiras, mesas e bancos, uma delas com geladeira.


Tem 8 quiosques onde cabe uma iglu embaixo de cada um, mirante, piscina de bom porte, cantina (coisas básicas), wi-fi, um pequeno riacho corta a área e tem-se ao fundo o visual espetacular das montanhas onde se situam os canyons – que vimos só ao chegar e na saída. Recebem motor home de porte médio e o atendimento foi muito atencioso.


O programa que nos atraiu, além de boas referências, seria percorrer alguma das inúmeras trilhas existentes, as principais no caminho para os canyons - presença obrigatória de guias credenciados. Veja no site Cidade dos Canyons, um descritivo da região e suas opções.


Não demos muita sorte com relação ao tempo, pois choveu durante quase todo o período e na última noite uma autêntica tempestade. Isso, além de encharcar bastante o gramado onde estava nossa barraca (normal), aumentou o volume d’água nos rios da região e inviabilizou nossa intenção de fazer alguma trilha adequada à nossa condição física.


Contentamo-nos a, num pequeno período nublado e algum chuvisco, fazer duas caminhadas, uma delas até o início da trilha do Canyon Malacara e outra na área rural de Vila Rosa, onde nem deu para apreciar as montanhas pois estavam cobertas pela neblina.


De qualquer forma, consideramos uma excelente opção passar uns dias em Praia Grande, com tempo firme de preferência, e curtir sua tranquilidade e belezas naturais.


Distâncias: Do camping de Laguna dista 160 km e para o de Torres apenas 41 km, tudo por boas estradas asfaltadas – pequenos trechos de chão ou com buracos.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em março de 2016.

Imagem de satélite de Praia Grande com a localização do camping e outros locais citados.