Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Urubici/SC

Na serra catarinense, a 915 m de altitude, Urubici costuma aparecer no noticiário como situada numa das regiões mais frias do país, onde chega a nevar nos invernos mais rigorosos. São citadas também muito de suas belezas naturais. Realizamos o desejo de conhecê-la, optando por ir na primavera, quando as temperaturas estão mais amenas.

  • barraca em área coberta
  • área comunitária no camping
  • banheiros limpos e decentes
  • Pedra Furada
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • fenda na Serra do Corvo Branco
  • Morro do Campestre
  • Gruta Nossa Sra. de Lurdes
  • Cascata do Avencal
  • Igreja Matriz de Nossa Sra. Mãe dos Homens

Acampamos na Hospedagem Nossa Senhora das Graças, telefones (49) 99969-1442 e (49) 3278-4040, situada à Av. Rodolfo Andermann, 2238 - coordenadas geográficas -27.995139, -49.566512 - em direção ao Morro da Igreja. Voltagem na área 220v.


Área bonita, ambiente rural com muita cantoria de passarinhos e gado no pasto. Oferece espaço coberto para barracas e também ao ar livre, gramado. Dispõe de ampla área comunitária com cozinha equipada – fogão, pia, geladeira e utensílios – mesa de ping pong, sinuca e bom sinal de wi fi.

veja vídeo

Possui também chalés e suítes para locação e salão onde é servido o farto café da manhã – havendo hóspedes nos chalés e opcional para campistas – tipo colonial. Recebe motor-home e trailers e o atendimento, direto pelos proprietários, é muito bom.


Nos oito dias que lá ficamos deu para curtir bem a bela região, onde destacamos os seguintes locais que visitamos:


Morro da Igreja e Pedra Furada - a 1.822 m de altitude no pico, coordenadas -28.12869,-49.4723, fica a 30 km da cidade com acesso por asfalto. Estão dentro do Parque Nacional de São Joaquim e para visitar precisa obter autorização no ICMBio, cito à rua Felicíssimo R. Sobrinho, 1542. Em seu cume estão instalações do CINDACT II, controlado pela Aeronáutica.


No local geralmente venta muito e o panorama é espetacular, com destaque para a Pedra Furada e a cadeia de montanhas – demos sorte de irmos num dia lindo, mas é sujeito a baixar a neblina e perder visibilidade. Amostra da beleza do local no vídeo a seguir:

veja vídeo

Cachoeira Véu da Noiva Junto à estrada de acesso ao Morro da Igreja e nas coordenadas -28.07533, -49.5183 encontra-se essa bonita cachoeira, em propriedade particular, onde paga-se taxa de visitação.

veja vídeo

Gruta Nossa Senhora de Lurdes - distante 12 km do centro da cidade, coordenadas -28.02668, -49.50211, essa gruta, encravada em enormes paredões e com uma pequena queda d’água, é bonita e destino de romaria realizada anualmente pela Igreja Católica. Possui uma área de lazer no local.


clique para expandir

Imagem de satélite de Urubici com a localização do camping, e os outros locais citados.